terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Encontro Fotográfico: Luzes Natalinas

O Fotoclube Super Olho convida a TODOS a participarem do encontro fotográfico Luzes Natalinas, que acontecerá no dia 22 de dezembro de 2010. O local de encontro será na Praça Cívica no monumento às Três Raças. De lá seguiremos para a antiga Praça do Ratinho, atual Viaduto Latif Sebba, depois para a Praça do Cruzeiro, finalizando o passeio no Vaca Brava.


Lembrando aos convidados que não é preciso ter câmera profissional, nem digital. Dá pra se divertir com um celular com câmera, uma câmera analógica (de filme), com câmera pinhole e até com um netbook que tenha uma webcam embutida! Ps.: Quem tiver tripé pode levar.






Dia: 22-12-2010
Horário: 18:00h
Local: Saída Praça Cívica; Chegada Vaca Brava.
Valor: Gratuito


Confirmar a participação e outras informações: cleiton.fotografia@hotmail.com

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Oficina Pinhole

Durante o Terceiro Encontro de Fotografia em Goiânia (17 a  20 de novembro de 2010), realizado pelo Museu da Imagem e do Som de Goiás, o fotoclube foi convidado a ministrar uma oficina de fotografia pinhole, em contrapartida iríamos participar da oficina de Conservação de fotografias durante o encontro.
 

Então com ajuda dos fotoclubistas Franco e Rabelo, ministrei a oficina de pinhole para  10 pessoas, já que se trata de um projeto de pesquisa que venho desenvolvendo na área. É interessante perceber que a maioria dos participantes não eram fotógrafos profissionais, mas conseguiram ter um ótimo aproveitamento e um exelente resultado que foi analisado no último dia da oficina.

Participantes da Oficina
A oficina teve a duranção de 8 horas dividido em 2 dias, onde os participantes tiveram acesso aos conceitos de fotografia pinhole, e posteriormente construiram maquinas pinhole usando caixas de fósforos e registraram a Praça Cívica com suas fotografias. 

Os resultados ficaram maravilhosos e bem variados.


Poesia:
Entre o mundo e o  pensamento apenas  um estreito buraco, onde os segundos mortos escoam e ganham vida, transfigurando a verdade em fatos fantásticos que rastejam para não ser encontrados, mas que andam a procura de seu momento perfeito onde se exibem aos olhos coagulados por reflexos retocados causando a sublime renúncia da falsa realidade. Entre o mundo e o pensamento apenas um estreito buraco que perfeitamente me cabe...
Cleiton Oliveira

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Próxima Atividade

Olá seguidores do Super Olho, quero lembrar que nosso próximo encontro será para realizar um ensaio fotográfico sobre o transporte público. Iremos embarcar no terminal Novo Mundo, e seguiremos pelo Eixo Anhanguera até o terminal Padre Pelágio. Tempo estimado de percurso de uma hora.

Porque esse tema? Ao meu ver, a fotografia não deve retratar apenas os lugares bonitos da cidade, como parques, bosques, etc. Mas também registrar o dia a dia das pessoas comuns, com histórias vivas a serem contadas.

Todos que utilizam o transporte público conhecem bem o drama de superlotação, más condições dos ônibus e terminais, descaso com o cliente, e tantos outros. A proposta não tem carater de denúncia-embora devido a situação crítica do transporte público, seja difícil fugir desta episteme-mas sim um carater de reflexão do cotidiano pela fotografia.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Boas Vindas

Saudações a todos, a criação desse blog tem como principal objetivo compartilhar conhecimento. A idealização do fotoclube Super Olho foi da Msc. Naira Rosana, surgindo como um projeto de extensão da UEG-Trindade. Mas a afinidade conquistada com os integrantes fez a idéia continuar, e agora pode-se definir o fotoclube como um grupo independente de amantes da fotografia que está sempre de portas abertas para novos integrantes.
 

Na foto, os membros que estão desde o ínício do fotoclube. Em ordem: Franco, Cleiton, Lizandra, Naira e Rabelo.