quinta-feira, 10 de março de 2011

Digitalização caseira de negativo


Quem trabalha com fotos ou é algum entusiasta da fotografia amadora sabe o que é um negativo: aquela fita plástica com substâncias químicas sensíveis a luz, onde as imagens são capturadas quando realizamos nossas fotos. Talvez esse meio de fazer fotos desapareça com o processo de digitalização da imagem cada vez mais eficiente e barato, dando lugar permanentemente as máquinas que fazem essa captura através de processos digitais.

Sem negativos, a fotografia digital provoca o fenômeno do desaparecimento dos antigos minilab. Um minilab é uma espécie de estação de revelação de negativos e ampliação fotográfica, ou seja, os laboratórios de revelação e ampliação. Aqui mesmo, em Goiânia, poucos os lugares continuam a revelar e ampliar negativos. Para ampliação, as fotos devem ser levadas gravadas em CDs ou pendrives. Diante disso, o que podemos fazer com nossos antigos negativos que estão entulhando nossas gavetas?

Mandar digitalizar é uma saída, mas o custo continua proibitivo, pra não dizer descaradamente caro! Então a solução é fazer você mesmo, no conforto de sua casa, por que é o que tem, cumpadi! 

Garimpando na net, me deparei com vários fóruns de discussão tratando desse assunto e encontrei um apanhado de técnicas de digitalização caseira. Usei o que me pareceu o mais interessante e eficiente e resultou nesse processo que vou apresentar logo abaixo.
Você precisara simplesmente de sua máquina fotográfica digital SLR, um tripé, fita adesiva e o monitor de seu computador!!

A técnica é simples! Limpe os negativos com uma solução de limpeza. Essa você encontra em qualquer loja de material fotográfico. Se não tiver, pena... vai sem mesmo. Em seguida, você deve abrir uma tela branca no seu computador. Eu normalmente uso uma tela do programa Word.  Sobre a tela você precisa colocar dois pequenos suportes para que o negativo não fique em contato direto com o monitor. Eu uso duas caixas antigas de tinta nanquim, mas você pode usar dois pequenos pedaços de isopor. Em seguida prenda esses suportes no seu monitor com fita adesiva, e sobre os suportes prenda o negativo. O negativo deve ficar esticado para n haver deformação na foto. Prenda o negativo nos suportes usando fita adesiva. 

Coloque a máquina no tripé e regular a altura. É só acertar a distância correta e fazer o foco. Eu mesmo faço tudo no automático. Para diminuir o ruído uso ISO baixo, 100, 200 ou 400. Ai é só clicar. Deve-se fazer pelo menos três fotos do mesmo quadrograma, pois o monitor possui a faixa de correção. Essa faixa de correção é uma faixa que fica rolando pela tela para evitar que o monitor fique marcado caso fique aberto na mesma tela muito tempo. Não conseguimos ver a olho nu, mas aparece nas fotos. 

Depois que fotografar os negativos é necessário os inverter para positivos. Abra a imagem do negativo no Photoshop e faça os acertos e cortes necessários, deixando somente a imagem do negativo. Selecione a imagem e inverta (Ctrl +I) fazendo com que ela fique positiva. Faça as correções necessárias. Sua foto estará pronta para ser ampliada e você ainda guardou uns trocados.


Autor: Alexandre Rabelo (Membro do fotoclube Super Olho)

6 comentários:

  1. Seria bacana adicionar um tutorial imagético aí...

    ResponderExcluir
  2. penso em refazer em formato de HQ! acho que vai ficar legal um passo a passo, né? =)

    ResponderExcluir
  3. Sim, vai ficar muito legal, uma amiga minha acabou de receber a Holga dela e tá querendo scanear os negativos dela...Já passei esse link pra ela
    :)

    ResponderExcluir
  4. tb apoio o tutorial com imagens! \o/

    ResponderExcluir
  5. eu q acabei q receber a Holga!!! huhuhu

    ResponderExcluir
  6. Bom saber que recebeu sua Holga, Larissa! posta suas fotos para podermos ver! saber digitalizar elas em sua casa c ja sabe! =)

    ResponderExcluir